quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Resenha literária - Cidade de Vidro, Cassandra Clare



Oi, tudo bem?

Já contei pra vocês que eu amo ler né? Então deixa eu contar mais uma coisa: Eu amo ler sagas! Gosto dessa coisa de ter vários livros com os mesmos personagens e o mesmo enredo. Claro que quando faz sentido pois as vezes não há sentido algum no que acontece em alguns livros. 

Atualmente eu estou acompanhando 4 sagas e uma delas é a Instrumentos Mortais. Pra quem não conhece, um breve resumo:

Clary Fray é uma garota de 16 anos meio mal humorada que mora em NY e tem sua vida completamente bagunçada após presenciar um assassinato a sangue frio numa boate em que ela estava com o amigo, Simon. Os assassinos eram Jace, Alec e Isabelle (Izzy) que na verdade são Caçadores de Sombras (que são nefilins diferentes de Hush, Hush), isto é, lutam contra os seres do Submundo e contra demônios para manter a ordem e para que os mundanos (ou humanos normais) não sejam afetados e mataram um demônio e não um mundano qualquer.



Vou falar um pouco sobre os dois primeiros livros pra que vocês possam entender o que acontece no terceiro. Ps: Contém spoilers dos dois primeiros livros. Se vocês não os leu ainda pode ir direto para a resenha em si (não leia a parte cinza) pois eu não conto nenhum spoiler, de nenhum dos três.

No primeiro livro, Cidade de Ossos, a mãe da Clary, Jocelyn Fray, tomou uma poção e entrou em "coma" após descobrir que seu ex marido, Valentim Morgenstern, estava a procura dela e de sua filha. Valentim estava procurando um dos Instrumentos Mortais, o Cálice Mortal, e sabia que Jocelyn estava com ele. Clary descobre que na verdade não é uma simples mundana filha de uma artista e de um pai que morreu quando ela ainda era pequena mas sim uma caçadora de sombras. No final do livro Clary descobre que o garoto pelo qual está apaixonada, Jace, é na verdade filho de Valentim sendo assim seu irmão.

No segundo livro, Cidade de Cinzas, Valentim controla um Demônio maior e agora, além do Cálice Mortal, também possui a Espada Mortal que é mais um dos três Instrumentos Mortais. Clary, agora que conhece o mundo dos Caçadores de Sombras, pode descobrir mais sobre os seus poderes e sobre o mundo do qual faz parte. Valentim sequestra o Simon, que agora é um vampiro, e Jace descobre onde ele está e assim ele, Clary, Luke (amigo da Jocelyn, lobisomem) e o Magnus Bane (Feiticeiro) vão de carro - literalmente - até o navio em que Valentim está para salvarem o Simom. Acontece uma "pequena batalha" entre caçadores e demônios no navio, Jace salva a vida do Simon, a Inquisitora (um dos membros da Clave) diz ao Jace que o pai dele ficaria orgulhoso dele após ver uma cicatriz que ele possui e Jace no momento acredita que ela está sendo cruel. Clary, com o seu dom de criar novas marcas, destrói o navio em que todos estavam.



Bom, no terceiro livro, Cidade de Vidro, Clary está a procura de um feiticeiro em Alicante que possa reverter o estado em que sua mãe se encontra. Ela, Jace e a Família Lightwood vão para Idris (Alicante), o lar dos Caçadores de sombras, para encontrarem esse feiticeiro e tirarem a Jocelyn do estado em que ela está. 

Acontece que, Deixaram a Clary para trás e ela resolveu ir sozinha abrindo um portal e imaginando ir para o salão que ela tinha visto em um sonho. Claro que não contarei mais o que acontece a partir deste momento.

Este livro não é mais narrado apenas por Clary e Jace mas também por Alec, pela Izzy e por Simon. Ah, ele é narrado em terceira pessoa, como se outra pessoa narrasse aquilo que está acontecendo e o que estão sentindo. Eu gosto de livros narrados dessa forma mas é perigoso pois o escritor pode acabar misturando as personalidades dos personagens, coisa que a Cassandra não faz!

Nele há revelações de alguns mistérios e, obvio, surgimento de outros. Nos capítulos finais eu sinceramente imaginei que acabaria por ali e os próximos livros (que ainda não li) teriam uma história completamente diferente mas há algo que a Rainha das Fadas diz a Clary que dá a entender que nada daquilo acabou, além de que Clary se lembra de algo que lhe disseram ainda no primeiro livro que deixa a entender que ainda há revelações por vir.



Novos personagens aparecem neste livro e, infelizmente, antigos se vão, mas é assim a vida de um Caçador né? Até agora esse foi o melhor livro da série e só estou esperando o meu box chegar pra eu poder ler o quarto - Cidade dos Anjos Caídos. 

Você simplesmente não quer parar de ler, é um acontecimento atrás do outro e é como se você realmente estivesse vivendo o que acontece. Descobrimos que Valentim é pior do que imaginávamos e que ele não mede as consequências dos seus atos.

Se você ainda não leu nenhum livro da saga e gosta de mistério e de ficção eu acredito que gostará. Várias pessoas reclamam que tem muito "mimimi" entorno da relação entre a Clary e o Jace, bom, não acho que as partes complicadas do relacionamento deles sejam ruins, na verdade até gosto, mas se você não curte muito um romance em um livro de ação e mistério talvez não consiga gostar muito do livro.



É uma saga com leitura fácil e dinâmica e você percebe o crescimento dos personagens com o desenvolver da história mas não é um crescimento em que eles se tornam outra pessoa de uma hora pra outra. Demorei pra me apegar a ele, só depois de uma semana que eu consegui passar da pagina 80 mas depois disso terminei em menos de dois dias. 

Nota? 5 de 5 com toda certeza! 

Ufa, ficou uma resenha bem longa mas acredito que as resenhas dos próximos livros serão menores pois não terei que falar sobre todos os anteriores. Já leram esse livor? Confesso que to morrendo de ansiedade pra saber o que acontece no próximo! Estou torcendo pra que ele seja tão bom quanto!

Beijos.





Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Já leu o post ou assistiu o vídeo? Não se esqueça de deixar a sua opinião aqui! Ela é muito importante pra mim! Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhece-lo!
Logo logo seu comentário será respondido <3