quinta-feira, 26 de março de 2015

Resenha: Quatro, Veronica Roth


Oi! Semana passada eu liberei aqui a resenha do Convergente - clique aqui para ver - e como eu disse lá, não estou preparada psicologicamente para me "despedir" da saga e aceitar o seu final. Bom, hoje a resenha é de um livro "a parte", narrado pelo Tobias, e mostra três cenas antes e durante a iniciação do Tobias e quatro que acontecem no mesmo momento do Divergente. 

Sinopse:
Reunindo quatro histórias da série Divergente, contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora.

~ As cenas do livro - que foram liberadas anteriormente - são: 

♥ A transferência
♥ A iniciação
♥ O filho
♥ O traidor

~ Cenas exclusivas:

♥ A primeira a pular: Tris!
♥ Cuidado, Tris.
♥ Você está bonita, Tris.


Os nomes das cenas exclusivas parecem meio bobos mas elas mostram coisas importantes que aconteceram em Divergente na visão do Tobias e mostra como ele é tão importante na trama quanto a Tris pois, digamos que, se não fosse por ele ela não saberia de várias coisas mas isso não à torna menos importante, óbvio.

No livro nós podemos entender um pouco mais os sentimentos do Tobias e ver como a iniciação da Audácia era realmente diferente daquela mostrada no Divergente.  Nós podemos ver - sentir - como o Tobias se sentia na Abnegação, a verdade sobre toda a história dele e as dificuldades que ele sentiu desde o seu teste de aptidão até o momento em que ele se torna um membro da Audácia.

Eu gostei da narrativa do Tobias no Convergente e lendo o "Quatro" consegui perceber como ele cresceu e amadureceu no decorrer dos livros, no próprio livro você consegue perceber a diferença entre as cenas em que ele ainda está se adaptando à Audácia e as cenas em que ele já se adaptou e conheceu a Tris. A diferença é bem grande.


Em alguns momentos - antes de ele se adaptar à Audácia - eu achei a narrativa meio monótona e acabava deixando ele "de lado" um pouco pra descansar mas valeu a leitura. Ele é um livro tranquilo de ler e mesmo tendo as partes mais cansativas ele tem momentos leves e momentos que lhe deixa aflito querendo saber o que vai acontecer. O bom desse livro é que ele trás cenas que são realmente importantes para a história numa visão diferente e mostra como o Tobias consegue ser determinado e confuso ao mesmo tempo. 

Não li esse livro antes de terminar de ler a trilogia por medo de conter cenas do Insurgente - resenha aqui - ou do Convergente - resenha aqui - mas se você também está com esse medo não precisa te-lo. No livro só é mostrado cenas do Divergente mesmo - resenha aqui. Mas mesmo assim eu acho que é melhor você ler após terminar os três livros da trilogia pois ele trás revelações que são mostradas neles.

Bom, como eu já disse, eu gostei muito da trilogia - e deste livro também - e ela se tornou uma das minhas histórias favoritas (que agora são Harry Potter, Jogos Vorazes e Divergente respectivamente) e por pouco não gostei mais dele do que do Jogos Vorazes - por bem pouco mesmo. Com toda certeza vale a leitura pois são livros que lhe envolvem e lhe surpreendem com guerra e amor na medida certa. E não, não são livros narrando uma história de amor e sim a história de uma sociedade em gerra e decadência.


Posts publicados sobre a saga:

♥ Divergente - resenha
♥ Insurgente - resenha
♥ Convergente - resenha
♥ Filme x Livro: Divergente - clique aqui
♥ Filme x Livro: Insurgente - clique aqui

Ps: como eu já disse eu amo as ilustrações desses livros e todas tem ligação com a história!

♥ Me encontrem nas redes sociais ♥ ~


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Já leu o post ou assistiu o vídeo? Não se esqueça de deixar a sua opinião aqui! Ela é muito importante pra mim! Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhece-lo!
Logo logo seu comentário será respondido <3