quinta-feira, 19 de março de 2015

Resenha: Convergente, Veronica Roth


Oi! Como eu disse no vídeo de livros em Fevereiro - clique aqui para ver -  durante o mês de Março eu liberaria as resenhas de todos os livros da trilogia Divergente e esse é o ultimo livro. Ainda tem o livro "Quatro" que mostra algumas cenas pela visão do Quatro - ou Tobias - mas da trilogia esse é o ultimo livro. Já aviso que foi difícil me despedir dos livros pois gostei muito da história.  Ps: eu já disse que amo as ilustrações desses livros né? São lindas!

Sinopse:
A sociedade baseada em facções, na qual a Tris Prior acreditara um dia, desmonorou - destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor.


O final de Insurgente deu um "gancho'' muito bom pro Convergente começar, a revelação de o que Chicago e as facções eram e de que possivelmente existia vida - e todo um mundo - fora dali é surpreendente. Fiquei tão chocada na hora - apesar de que já imaginava/sabia que existia vida fora de Chicago - que acabei pegando o Convergente para ler quase que no mesmo instante.

Convergente, para mim, pode ser resumido em poucas palavras e uma delas é ousadia. Eu já sabia o final - por causa de spoilers - e não queria ler por causa deles mas me recusei a acreditar que seria verdade. Se você também recebeu alguns spoilers e não quer ler por conta disso, só um conselho: leia. Imaginei inúmeras formas do como o final seria e nenhuma delas chegou nem aos pés do que realmente acontece. Veronica nos mostrou o que é ser uma Divergente como a Tris: inteligente, corajosa e altruísta. Eu sinceramente não consigo imaginar um final diferente, apesar de ter tentado inúmeras vezes. 


Logo no começo do livro nós temos mortes importantes e durante todo o livro é isso o que mais acontece e com personagens que não poderíamos imaginar. Vemos uma Tris ainda mais humana, que pode julgar errado, que toma decisões precipitadas mas nunca deixa de ser a pessoa que é ou se deixa corromper. Há vários momentos em que ela se vê em situações que poderiam fazer com que ela deixe a Tris que conhecemos de lado mas ela sempre toma as decisões "certas" agindo de acordo com aquilo que ela é.

O livro é narrado por duas pessoas - Tris e Tobias - e  isso nos mostra o verdadeiro Tobias (ou quatro). Confesso que isso tirou de vez a "idolatração" que eu tinha pelo Tobias e me fez vê-lo de uma forma melhor, mais humano, um pouco confuso e determinado também. No final ele tem que fazer algo extremamente importante para o desfecho da história e a decisão que ele tomou mudou o rumo da história e me mostrou um lado dele que eu sabia que ele tinha mas não conseguia imaginar: o Tobias que age de forma altruísta (e um pouco egoísta).

Há muitas revelações chocantes que colocam os personagens em situações que podem ser um pouco constrangedoras, há revelações que nos fazem sentir compaixão por eles e há revelações que são simplesmente inexplicáveis. Veronica conseguiu - na minha opinião - deixar os livros sem "pontas soltas" que poderiam ter ficado e levariam a história à um desfecho ruim e confuso mas ela escreveu de uma forma que nos prendia e nos surpreendia a cada momento sem perder o foco e conseguiu fazer duas narrativas diferentes para a Tris o pro Tobias, já li livros que mostravam a perspectiva de vários personagens e eles tinham a mesma narrativa mas este livro não chega nem perto disso.


Sinceramente, o livro me surpreendeu, me fez entrar numa montanha russa de emoções, me fez chorar como - sinceramente - nenhum outro fez, a mudança de narração entre a Tris e o Tobias nos faz sentir como cada um deles está sentindo e nos deixa até confusos em alguns momentos. Com toda certeza foi o desfecho mais surpreendente e realista que eu já vi, não havia como ser algo diferente - do tipo "felizes para sempre" - em uma história marcada por guerra, mortes, traições e lealdade.

Bom, semana que vem eu libero a resenha do ultimo livro que faz parte de Divergente, o Quatro, e, como eu já disse antes, não estou preparada pra me despedir dessa história e não me recuperei ainda de tudo o que ela me fez sentir. Uma frase que o Tobias disse para Tris em Divergente, o Peter disse em Insurgente e que me manteu forte para conseguir terminar o livro - e que agora eu digo para quem está com medo do final - é: Be brave (seja corajosa).


♥ Me encontrem nas redes sociais ♥ ~


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Já leu o post ou assistiu o vídeo? Não se esqueça de deixar a sua opinião aqui! Ela é muito importante pra mim! Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhece-lo!
Logo logo seu comentário será respondido <3