terça-feira, 21 de abril de 2015

Resenha: O Passado de Joanna, Poliana Marques



Oi! Hoje eu vou falar sobre um livro que é diferente da maior parte dos livros que eu já li: O passado de Joanna. Ele é escrito pela Poliana Marques (clique aqui para segui-la no Wattpad) e foi ela que escreveu, também, o Descoberta (que eu já falei sobre ele no  Lidos de Fevereiro). Pra quem não conhece, ele fala sobre a vida da Joanna, uma garota que quando ainda era pequena, ouviu sua mãe ser brutalmente assassinada o que fez com que o dono do circo tivesse que cria-la, mas, ele esconde um segredo terrível que pode mudar a vida dela.

O livro é muito bem escrito - e não digo isso por ser de uma amiga, okay? - e fácil pra ler. Ele te prende de uma forma que fará você querer devora-lo e ficar esperando por mais, afinal ele não está completo - e você pode ler clicando aqui. Ele tem uma atmosfera de suspense/mistério que pode dar um pouco de aflição em alguns momentos e medo pelo o que poderá acontecer com a personagem. 

Acredite, eu já sabia sobre o livro antes da Poliana começar a posta-lo no wattpad e mesmo assim em momento algum eu poderia imaginar o que estava por vir e, até agora, não faço ideia de como será o desenrolar da trama.

Bom, além dessa mini resenha (mini pois terá uma resenha completa sobre ele assim que ele estiver finalizado) eu também fiz uma pequena entrevista com a escritora, Poliana Marques, para vocês saberem um pouco mais sobre ela e sobre o que podemos esperar do O Passado de Joanna.



♥ O que te fez começar a escrever?

Não sei bem o que me motivou a escrever. Talvez tenha sido a necessidade de botar o que sentia para fora ou apenas a necessidade de sair um pouco do mundo a minha volta. Mas, não posso afirmar com certeza, pois, apesar de começar a divulgar a pouco tempo, eu comecei a escrever quando tinha uns 13 anos (?) - também não tenho certeza disso, só lembro que eu era bem nova... rsrsrs... 

♥ O que seus amigos e sua família acharam de você escrever um livro?

Tanto meus amigos quanto a minha família me apoiam bastante. A Carol Pedrozo (você, dona deste blog) (quanto amor foi a primeira a ler quando comecei a postar no wattpad e me apoiou bastante. Meus outros amigos ainda estão me descobrindo e ao mesmo tempo que ficam surpresos me apóiam bastante e até estão ajudando a divulgar. Meus pais ficaram sabendo que eu escrevo a duas semanas (depois que eu já tinha terminado de escrever Descoberta). Minha mãe disse que ela e meu pai ficaram atordoados quando souberam, mas me apoiaram desde o momento em que souberam. Meu pai inclusive andou compartilhando sobre O Passado de Joanna no facebook dele (o que me surpreendeu bastante... rsrsrs...). Minha madrinha/tia/segunda mãe pareceu sem reação quando contei mas adorou a novidade. Ela me apoia bastante e até mesmo da dicas depois de ler o capítulos.

♥ Qual foi a maior dificuldade em escrever o "O passado de Joanna"?

Primeiramente tive dificuldades em escolher um título. Tanto que pedi ajuda aos outros usuários do wattpad através de um grupo no facebook. De la pra cá senti dificuldades em muitas vezes me colocar no lugar da personagem, que passa por uma situação que nunca passei e sinceramente não desejo para ninguém. Como os meus leitores estão sabendo (a pouco tempo) a trama traz a tona problemas que envolvem a família da personagem. A família é um tanto problemática de forma que as vezes me confunde. Vocês leitores ainda não tem noção do problema porque isso não foi revelado. rsrsrsrs.... Outra dificuldade que sinto é o fato de os personagens fugirem do roteiro que criei para eles. É como se eles tivessem vida própria. Suas tramas e problemas me envolvem tanto, que muitas das vezes perco o controle da situação e acabam acontecendo coisas que eu não tinha planejado. Lidar com isso nem sempre é fácil, mas com certeza ajuda muito na trama.

♥ Você já tinha escrito o "Descoberta", qual motivo lhe levou a escrever o "O passado de Joanna"?

Descoberta foi o primeiro livro que comecei a escrever. Ele ficou muitos anos parado e foi até jogado fora (acreditem). Mas voltei atrás e comecei a escreve-lo de novo até que chegou ao final. Depois que terminei Descoberta decidi escrever O Passado de Joanna, que era uma história que eu já tinha na cabeça a alguns anos. Na verdade eu tinha uma idéia muito vaga do que seria o livro. Como a história não saia da minha cabeça (pelo contrário só crescia) resolvi escrever e ver no que dava e eu não poderia estar mais feliz com o resultado.

♥ O que você mais gosta no livro ?

Essa é uma pergunta difícil. Rsrsrs... Gosto do suspense, que me corrói quando não tenho algo certo para apresentar aos meus leitores no final do livro (não, não sei ainda como o livro vai terminar rsrsrsrs...). Gosto do drama que cerca os personagens e as surpresas que eles trazem quando resolvem fazer algo que não estava nos meus planos. Gosto também do fato de que ao mesmo tempo que algo é revelado na história, um novo problema ou uma nova pergunta surge (pelo menos de acordo com o que os meus leitores me falam rsrsrsrs...).



♥ Qual é a melhor parte em ser uma escritora?

Saber um pouquinho mais do que os meus leitores definitivamente é uma das melhores coisas que existem. Não sou malvada (talvez um pouco rsrsrs...), mas as vezes é bom fazer meus leitores pensarem em hipóteses que eu sei que não vão acontecer.

♥ O que devemos esperar nos próximos capítulos do livro?

Sinceramente não sei direito. Como eu estava falando com uma de minhas leitoras esses dias, teve um fato no ultimo capítulo que não estava planejado mas que com certeza vai dar uma balançada na história. Principalmente porque nunca se pensou que um dos caras maus pudessem se ferrar também. Rsrsrs... Ainda estou pensando em alguns fatos para os próximos capítulos. Mas posso afirmar que vocês podem esperar uma mudança drástica de atitude por parte do Brendon (que não foi um homem com H maiúsculo nos primeiros capítulos). 

♥ Você pretende escrever - mais para frente - um livro de terro? Acho que você leva jeito pra isso!

Tenho planos para um próximo livro, mas ainda não sei se vou classificá-lo como terror ou suspense. A história foi pensada depois que meu amigo Felipe Cacite pediu para que eu escrevesse algo que tivesse muitas mortes... rsrsrsrs... Vai ser algo sobre um assassino de aluguel ou serial killer (ainda não decidi). Mas eu prometo pensar em algo de terror se esse próximo não puder ser classificado como tal. Vai que dá certo né? Rsrsrs

♥ Algum recado para os seus leitores(as)?

Leitora e leitores (sei que tem rapazes/homens lendo), primeiramente obrigada por dedicarem um pouquinho do seu tempo para ler a minha história. Pode ser clichê mas isso é muito importante para mim. Mesmo que você seja um tipo de leitor fantasma que não comenta nem vota - você está la acompanhando que eu sei e é isso que importa. - ou o leitor que só vota, só comenta ou se você é do tipo que comenta, vota, da pitaco, chora, ri e surta espontaneamente para todo mundo ver, o importante é que você está lá e me da a maior força (cada um do seu jeito e é isso que importa).
Segundo, contem sempre comigo assim como conto com vocês. Estarei sempre aqui para ajudar e escutar o quão doidos vocês estão com a história, assim como fiz muitas vezes com algumas leitora. Rsrsrs

Então, já deu para perceber que não da pra saber o que nos aguarda, né? Eu espero ansiosamente cada capítulo e o devoro assim que ele é liberado! Não se esqueçam de ir lá no wattpad e ler o livo dela que está perfeito! Não esqueça também de comentar e avaliar pois isso é realmente muito importante para que ela saiba que você gostou do capítulo e está gostando do livro. Pra comentar e avaliar é preciso criar uma conta mas você faz em menos de 3 min e pode até usar o seu facebook pra isso! E fiquem com um spoiler do próximo capítulo:



Beijos 

Perfil da Poli no Wattpad - clique aqui
Livro O Passado de Joanna - clique aqui



♥ Me encontrem nas redes sociais ♥ ~

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Que post lindoooo!!!! *-* Obrigadaaaa :D

    ResponderExcluir
  2. Poli arrebenta *-* O livro é ótimo e nos faz criar expectativa e ficarmoa curiosos. Aliás, dar pitaco com a autora é minha cara rsrs. É recíproco, na verdade. Sucesso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aushuashuash... Dar pitacos uma na história da outra é o que fazemos de melhor! Sucesso para nós duas! \o/\o/\o/

      Excluir
  3. Poli é mara demaaais!! Amo o passado de Joanna, surto bastante rsrsrs!!

    Ameeei o blog, super lindo!!! :D

    ResponderExcluir

Já leu o post ou assistiu o vídeo? Não se esqueça de deixar a sua opinião aqui! Ela é muito importante pra mim! Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhece-lo!
Logo logo seu comentário será respondido <3