segunda-feira, 20 de abril de 2015

O que é Cronograma Capilar?



Oi! Hoje eu falo um pouco sobre o cronograma capilar, o que é, como reconhecer o que o seu cabelo precisa e um pouco sobre cada etapa. Mais pra frente eu falarei também sobre as etapas separadamente e indicarei produtos pra cada uma então se não quer perder se inscreva no canal clicando aqui (link direto). Sem mais enrolações, assista o vídeo para saber um pouco mais sobre ele.



♥ O que é o cronograma capilar?
É, literalmente, um cronograma onde você irá pré estabelecer os cuidados que você terá com o seu cabelo por um mês.

♥ Pode continuar após um mês ou devo parar?
Ai depende de você. Se quer continuar ou se o seu cabelo ainda precisa de cuidado você pode dar continuidade com as mesmas etapas do anterior ou fazer um novo cronograma capilar levando em consideração o que o seu cabelo precisa no momento. Se o seu cabelo já estiver saudável você pode parar o cronograma capilar e fazer cada uma das etapas vendo no dia o que o seu cabelo precisa ou dar continuidade à ele sem problema algum.

♥ Preciso gastar muito dinheiro para fazer o cronograma capilar?
Com toda certeza: Não! Já tenho dois vídeos aqui no blog mostrando produtos que eu comprei pro cronograma capilar e com exceção da Silicon Mix todos eles custam no máximo R$20,00 (na verdade dois custam 25,00 reais). Você pode assistir o do ano passado clicando aqui e o desse ano (Março) clicando aqui. Se você quiser tem até formas de usar produtos naturais e caseiros que costumam ser bem mais baratos.

♥ Como saber se eu preciso fazer?
Você passou por algum processo químico recentemente? Usa chapinha/babyliss/secador muitas vezes? Você não consegue "domar" o seu cabelo e ele fica muito volumoso, sem definição ou sem brilho? Se alguma resposta pra essas perguntas for sim é possível que você precise montar um cronograma capilar para cuidar dele. Mas, se a resposta for sim apenas para a ultima pergunta pode ser que algumas hidratações já resolvam e você não precisará se prender ao cronograma.

♥ Como saber o que meu cabelo precisa?
Bom, eu já falei no post sobre o cronograma capilar (clique aqui para ver) e falei um pouco no vídeo desse post também mas é basicamente assim:

♥ Hidratação: se o seu cabelo está sem brilho, seco ou ressecado. Usar: Phantenol (bepantol), geleias, áloe vera, glicerina, etc.
♥ Nutrição: se seu cabelo está com frizz, sem movimento, volumoso e poroso. Usar: óleos vegetais presentes nas máscaras ou na umectação (no caso da umectação ele dever ser 100% vegetal), manteigas, frutas como abacate, coco, manga, cupuaçu, etc.
♥ Reconstrução: se o seu cabelo está fino, quebrando, elástico, saindo em tufos (sem ser da raiz), muito poroso e não segura hidratação, tinturas e tonalizantes. Usar: queratina, colágeno, aminoácidos, etc

♥ Posso usar todas as etapas sem moderação?
Absolutamente: não! A unica que você pode usar sem moderação é a hidratação, as outras duas podem causar efeitos contrários dos desejados caso sejam usadas demais. A nutrição pode deixar o cabelo pesado e com aspecto de sujo e a reconstrução pode deixar o cabelo duro e fazer com que ele se quebre.

♥ E se eu não tenho tempo?
Você pode usar os dias que lava o seu cabelo normalmente para montar o seu cronograma. Ex: se você lava o seu cabelo duas vezes na semana, use essas duas vezes para fazer as etapas estipuladas. O ideal nesse caso é que você use um pouco mais de tempo para deixar a máscara ou óleo agindo no cabelo para que o resultado seja melhor.

♥ Se eu lavo o cabelo todos os dias, devo fazer uma etapa por dia?
Se você quiser, pode colocar mais etapas de hidratação (não é bom colocar mais das outras) mas se não quiser pode lavar apenas com o seu shampoo/condicionador de preferência.


♥ Cronograma original: é para um cabelo mais saudável e que não precisa de tantos cuidados ou que precisa apenas de hidratações para que ele tenha brilho e fique macio. E sim, deve ter uma reconstrução (mais do que isso, ao meu ver, é desnecessário) pois o calor (dos aparelhos elétricos ou não), o sol, a poeira e até mesmo o pentear podem enfraquecer o cabelo. Se não quiser fazer uma por mês você pode faze-la de dois em dois meses ou quando achar necessário.


♥ Meu cronograma pós descoloração: esse é o mais "tenso" de todos. Tem três etapas de reconstrução pois o meu cabelo ficou  elástico quando fiz a penúltima descoloração. Esse é o cronograma que usei no ano passado, recentemente (ha pouco mais de um mês) eu passei por outra descoloração e por negligencia da "profissional" eu tive corte químico e com isso eu tive que ter cuidados ainda mais intensos do que os que estão listados no cronograma da foto. Mas, esse é o cronograma ideal se você está passando por corte químico ou seu cabelo está elástico, você pode até adicionar mais reconstruções mas deve tomar sempre cuidado e deixar pelo menos uma hidratação entre elas e fazer só o quanto o seu cabelo precisa pois a reconstrução pode deixar o seu cabelo duro e faze-lo quebrar.



♥ Meu cronograma atual: agora que meu cabelo não está mais tão danificado eu, obviamente, modifiquei o cronograma deixando apenas uma reconstrução por mês - pois ele não precisará mais do que isso - e aumentando a quantidade de nutrição pois ele ainda está poroso então é dela que ele preciso. Note que a hidratação ainda é a etapa que prevalece.

Bom, por enquanto é isso. Logo farei posts falando sobre cada uma das etapas e quais são os meus produtos favoritos para faze-las. Não se esqueça de se inscrever no canal (link para inscrição) e acompanhar o blog no Facebook para saber quando forem postados! Qualquer duvida é só deixar nos comentários que responderei logo logo! Beijos 


♥ Me encontrem nas redes sociais ♥ ~

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Já leu o post ou assistiu o vídeo? Não se esqueça de deixar a sua opinião aqui! Ela é muito importante pra mim! Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhece-lo!
Logo logo seu comentário será respondido <3