quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Resenha literária: Se eu ficar, Gayle Forman



Oi! Mais uma resenha do que eu mais amo aqui no blog: Livros S2

Dessa vez é de um livro que eu não queria tanto ler mas ouvi tanto as pessoas falarem dele e do filme que peguei emprestado e me joguei. Se você não conhece o livro e não sabe sobre o que é, aqui vai uma pequena sinopse:

Mia tinha tudo pra ter uma vida feliz: um namorado que também gosta de música, uma família unida onde todos a apoiam nos seus sonhos, uma possível carreira brilhante pela frente. Tinha, pois após um acidente de carro numa manhã de neve ela perde seus pais e se vê no chão enquanto os médicos lutam para salvar sua vida. Ela não sente nada fisicamente, ninguém a escuta. Tudo que pode fazer é ouvir e decidir se ficará ou não.



Bom, como vocês puderam ver na sinopse que escrevi, Mia sofreu um acidente de carro e sua vida muda completamente após isso. Ela fica órfã e tem que decidir se ficará aqui ou não. E, caso decida ficar, terá que lutar para manter-se viva e descobrir como sair do coma.

O livro não possui capítulos, a narração é dividida entre as 24 horas após o acidente e é colocado apenas o horário em que ela está descrevendo o que está acontecendo. Ele é tratado entre o momento atual e o passado pois enquanto Mia se decide ela lembra de coisas que aconteceram com ela como quando conheceu o namorado, quando saíram pela primeira vez, as pequenas crises que tiveram, algumas tardes e almoços em família e até mesmo a morte de um antigo amigo dos seus pais.

Este livro tem toda uma tensão, a todo momento eu tentava descobrir o que ela fária, qual seria a decisão dela. Você acaba sentindo as dores e a angustia que ela sente enquanto descreve os seus momentos. Ele, ao contrário do que imaginei, não fala mais do amor adolescente dela mas sim da sua relação com a música. Os pais dela, e até mesmo seu pequeno irmão, são roqueiros mas a Mia seguiu um caminho diferente do deles: ela prefere a música clássica pois a faz "flutuar".

Gayle criou um drama que é muito envolvente e complicado pois não importa o que a Mia escolherá: você sabe que não há um final realmente feliz. A leitura flui muito bem e no decorrer da narração das lembranças de Mia você se apega pelos personagens mas sabe o desfecho que esses personagens terão. Com toda certeza é um livro que arranca várias lágrimas involuntárias.

Pra mim, o livro nos faz refletir sobre tudo: amor, vida, família, escolhas, literalmente tudo pois mostra como as coisas são completamente imprevisíveis e você nunca terá como saber se algo de bom ou de ruim lhe acontecerá todas as vezes que for tomar uma decisão. Pode tentar prever? Sim. Poderá acertar nessa previsão? Sim. Mas não há como ter uma certeza absoluta de que o que você acha que acontecerá vá acontecer de fato. O futuro pode nos tirar tudo mas quem escolhe como vai lidar ou se vai lidar é, basicamente, você.

Além de tudo isso, a editora Novo Conceito fez um trabalho muito bom nele. As paginas tem notas musicais o que trás ao livro um pouco mais da Mia, afinal a música faz parte da vida dela e ela fala sobre isso no livro todo. Além disso, no final do livro, há entrevista com os atores do filme. Vale a pena ver!



Bom, esse livro recebe uma nota 5 de 5 com toda certeza. Foi um dos poucos que me prendeu desde a primeira pagina e me fez não parar de ler até termina-lo. Literalmente. Já li o segundo e em breve terá resenha dele aqui também. A Gayle fez um trabalho formidável nesse livro. Conseguiu mostrar aquilo que meus professores dizem na aulas sobre mídia e semiótica: "Não é apenas 'penso, logo existo' mas sim: 'sinto, logo existo' "



♥ Me encontrem nas redes sociais ♥ ~




Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Já leu o post ou assistiu o vídeo? Não se esqueça de deixar a sua opinião aqui! Ela é muito importante pra mim! Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhece-lo!
Logo logo seu comentário será respondido <3