quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Resenha literária: Para onde ela foi, Gayle Forman



Oi! Semana passada eu mostrei aqui no blog a resenha do livro Se eu ficar - clique aqui para conferir - e como prometi no vídeo de Livros comprados e Livros lidos em Janeiro - aqui e aqui, respectivamente - hoje eu mostro pra vocês a resenha do Para onde ela foi que é a continuação do "Se eu ficar"

Pra quem não leu o primeiro livro, por favor, leia a resenha dele que deixei lincada no começo do post. PS: ainda pra quem não leu o primeiro, esta resenha revela o final da história dele.

Sinopse do primeiro livro:

Mia tinha tudo para ter uma vida feliz: um namorado que também gosta de música, uma família unida onde todos a apoiam nos seus sonhos, uma possível carreira brilhante pela frente. Tinha, pois após um acidente de carro numa manhã de neve ela perde seus pais e se vê no chão enquanto os médicos lutam para salvar sua vida. Ela não sente nada fisicamente, ninguém a escuta. Tudo que pode fazer é ouvir e decidir se ficará ou não.

O segundo livro, Para onde ela foi, é narrado pelo Adam, o ex namorado da Mia e se passa após 3 anos do acidente. Adam, agora uma estrela do rock, tem problemas de ansiedade, toma remédios para poder dormir, fuma, bebe e tem a sua relação com o restante da banda abalada, tanto que a banda dorme em um hotel separado do dele.


Num dia típico para ele com entrevista e gravação a repórter de uma revista de fofoca fala que achou um anuário da antiga e escola dele e pergunta se ele já namorou a Mia, que agora é musicista, e Adam acaba ficando com raiva e gritando com a repórter. Com isso ele acaba ganhando o dia de folga para se acalmar e sai pela cidade até que ele acaba encontrando a Mia e esse encontro é extremamente doloroso para ele.

Da mesma forma que o "Se eu ficar" este livro mostra os acontecimentos do presente e do passado mas agora na visão do Adam. Diferente do primeiro, que o sentimento que prevalecia era a tensão, neste a tensão aparece mas o que prevalece é a tristeza pois o Adam está sempre contando os acontecimentos com uma certa tristeza e nostalgia. Este livro segue, basicamente, a mesma linha do primeiro mostrando como as coisas do passado influenciam nas decisões que devem ser tomadas no presente.

Ele é dividido em capítulos e em alguns tem trechos de algumas musicas da banda do Adam. A todo momento eu tentava saber qual seria o rumo da conversa dos dois, o que aconteceria no fim e qual seria a decisão deles. Apesar do livro ter como foco o relacionamento da Mia e do Adam, não fala explicitamente sobre isso, os dois tratam mais da relação que o casal tem com a música do que do relacionamento em si.


Esse livro também me fez pensar sobre as minhas atitudes em relação à minha família, namorado, amigos, literalmente tudo, pois mostrou que em um segundo você pode perder tudo aquilo que julgava certo e permanente na sua vida. Mas, o mais importante para mim, mostrou também que nós sempre podemos tentar voltar atrás nas nossas escolhas e tentar concertar o futuro. Obvio que há coisas que não podemos consertar e decisões que não tem volta mas, mesmo assim, poderemos traçar um caminho melhor para  futuro.

A escritora, Gayle, e a editora, Novo Conceito, fizeram um trabalho maravilhoso nesse livro. A Gayle por saber escrever de uma forma que faz a leitura fluir e te prende desde o inicio e a Novo Conceito por fazer com que a textura das paginas conversem perfeitamente com a história. Não sei se vocês perceberam mas as paginas também possuem notas musicais mas mais apagadas do que no primeiro livro. Pode ser que eu esteja errada mas imagino que sejam assim, mais claras, pois a relação do Adam com a música está abalada.


Este livro recebe uma nota 5 de 5 com toda certeza. Ele não me prendeu literalmente desde a primeira pagina mas demorou pouquíssimo para me prender - 10 paginas apenas - e, como o primeiro, me tirou várias lágrimas involuntárias tanto de tristeza quanto de alegria. A Gayle realmente sabe escrever um bom livro!


♥ Me encontrem nas redes sociais ♥ ~




Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Já leu o post ou assistiu o vídeo? Não se esqueça de deixar a sua opinião aqui! Ela é muito importante pra mim! Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhece-lo!
Logo logo seu comentário será respondido <3